segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Trabalho integrado!



A Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim, através da Secretaria de Defesa Social e em conjunto com as forças policiais do município (Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal) está implementando, nas escolas da cidade, o PROCEV Escola (Programa de Segurança Pública e Prevenção à Violência na Escola). Este é norteado pelas diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD, Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEM. O referido programa tem por objetivo   apresentar uma proposta para o desenvolvimento de estratégias e ações contínuas de enfrentamento da problemática das violências, com ênfase no uso de drogas, e será focado, inicialmente, nas escolas públicas municipais.
Para atuar na prevenção e enfrentamento das drogas, e no controle da violência será utilizada uma metodologia de intervenção pautada na conscientização dos envolvidos no cotidiano escolar, seja direta ou indiretamente, mediante a utilização de mecanismos lúdicos e impactantes. Será feito um diagnóstico da comunidade escolar, onde serão montados dados estatísticos que indicaram quais as violências vivenciadas em cada escola, para que a partir destes dados sejam montadas estratégias em conjunto: comunidade, família e órgãos competentes, para combater o problema.
O programa já teve inicio na Escola Municipal Dr. Augusto Meira, cuja receptividade do corpo docente e discente da escola foi excepcional, o que contribuiu, de forma significativa, para analisar a viabilidade do projeto. Sob esta vertente, é importante frisar que a participação de todos os envolvidos no processo é imprescindível para que o ambiente de ensino-aprendizagem seja produtivo.



“Trabalhar de forma integrada viabiliza uma maior probabilidade das ações serem implantadas com maior eficiência e eficácia. Neste propósito, a comunidade escolar juntamente com a família, por ser o berço de formação dos nossos jovens, deve ser a pioneira nessa nova política de Segurança Pública.”


Dr. Luciano Morais
                                                                                               Secretário de Defesa Social
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário